Pesquisar este blog

10 de dez. de 2013

Salvando e visualizando relatórios do ProjectLibre com o Jasper Reports.

Olá comunidade ProjectLibre.


Objetivo 

Apresentar a forma de salvar os relatórios em outros formatos de exportação. 

Introdução

Os relatórios são um dos grandes meios que as empresas possuem para obter informações detalhadas sobre a sua situação financeira, atividades do projeto, scorecards de avaliação de desempenho entre outras ações que só é possível ter mediante a emissão dos relatórios.

Poucos sabem, mais o ProjectLibre trabalha com diversos tipos de salvamento na estrutura de relatórios. Para saber quais os tipos de exportação de relatórios que são realizados pelo programa. Acesse a guia View - "Ver" - Reports - "Relatórios", é possível encontrar o botão Salvar.

Exemplo:


Ao ir na opção Salvar é possível escolher entre os diversos formatos de exportação dos relatórios do ProjectLibre. Nos muitos formatos presente na lista de extensões, encontra-se uma opção chamada JasperReports, de extensão *.jrprint. Selecione o formato e clique em Salvar.

Exemplo:


Este formato permite visualizar o relatório em um formato nativo do Java. Este é o resultado final encontrado após a exportação. Lembre-se que este formato só está sendo exibido assim porque ainda não possuímos um visualizador compatível instalado.

Exemplo:


É possível incorporar ao relatório uma ferramenta alternativa para visualizar a representação visual do relatório. Para isso, em caso de necessidade este visualizador chamado Jas View permite justamente exibir o relatório exportado para esta extensão.

O download deste visualizador pode ser encontrado neste endereço:


Exemplo da tela de download:



Realize o download do visualizador. O arquivo vem zipado para facilitar o download do visualizador, assim ao término do download é necessário descompactar o arquivo para continuar o procedimento.

Estes são os arquivos encontrados após descompactar o *.zip.

Exemplo:


Execute o arquivo Jas Viewer.

Em seguida vá até o menu File - Open.

Selecione em Arquivos do tipo: Todos os arquivos.

Localize o arquivo exportado e clique em Abrir.

Exemplo:





E aguardar o carregamento.

Se ocorrer algum problema, ou mesmo necessidade de ajuda. Existe a comunidade Jasper Print neste endereço:

http://community.jaspersoft.com/project/jasperreports-library

Nela você pode também conseguir ajuda.

Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário