Pesquisar este blog

21 de jul. de 2013

Linha de base no ProjectLibre 1.5

Objetivo

Apresentar detalhes sobre a linha de base do ProjectLibre 1.5.

Introdução




Uma linha de base em um programa tem a finalidade de permitir uma futura comparação na gestão de um projeto. Gerentes de projeto a utilizam para verificar variações entre o planejado e o realizado no controle de um cronograma. Ambos os cenários são cruciais para se obter detalhes sobre o avanço do projeto e sua atualização. Além da gestão com ela é possível controlar prazos, custos e datas.

Iniciar o procedimento:

1 - Para salvar a linha de base do projeto acesse a guia Projeto - grupo  Projeto - Salvar a linha de base.

Exemplo:


2 - É possível trabalhar com 11 linhas de base no programa. Elas iniciam em 0 e vai até 10 correspondendo ao número total de 11. Outro ponto importante é a possibilidade de salvar uma linha de base para o projeto inteiro, nesta opção utiliza-se "Todo Projeto" ou se usa apenas para determinadas atividades, neste caso utiliza-se "Tarefas Selecionadas". Ao término da escolha confirme clicando no botão OK. Lembre-se, sempre que ocorrer alterações no escopo de um projeto, recomenda-se salvar uma nova linha de base. 

Exemplo:


3 - Agora, após realizar o salvamento da linha de base basta localizar essas informações. Para isso clique com o botão direito sobre uma das colunas das visões e utilize a opção Inserir Coluna.

Exemplo:



4 - Como as linhas de base representam o que foi planejado para o projeto, vale a pena alguns detalhes. 

A Linha de base de trabalho - "Baseline Work"  representa as horas planejadas.

Exemplo:




A Linha de base de duração - "Baseline Duration" representa a duração das atividades planejadas.

Exemplo:


A Linha de base de custo - "Baseline Cost" representa o custo planejado do projeto.

Exemplo:


Além dos exemplos mostrados é possível localizar as linhas de base de datas de início e término entre outras informações.Sempre é recomendável salvar duas vezes a linha de base por exemplo, salve a linha de base zero e a 10. Assim, quando a linha zero for atualizada ainda teremos o histórico do planejamento na linha 10.

Portanto, para visualizar essas informações no cronograma basta inserir as colunas de linha de base nas visões do programa.

Exemplo:



Espero que tenham gostado do tutorial.

Reference: Baseline in ProjectLibre.



Nenhum comentário:

Postar um comentário