Pesquisar este blog

4 de mai. de 2013

Tipos de Dependências entre tarefas no ProjectLibre


Objetivo:

Apresentar os tipos de dependências presentes na estrutura do ProjectLibre 1.5

Introdução:



Um projeto utiliza a conexão de atividades para verificar a sua duração total. Além dessa interligação, ser um importante ajuste nos cronogramas e, ajudar no replanejamento de atividades elas possuem um outro papel. O de ser responsável por definir o que deve ser feito primeiro, ou seja, a sua ordem de execução. É através das dependências que essa prioridade de atividades é definida.

O ProjectLibre assim como outros softwares existentes no mercado utiliza os seguintes métodos de dependências para conectar suas atividades:

1 - Início - Início = II
2 - Término - Início = TI
3 - Início - Término = IT
4 - Término - Término = TT


1 - Início - Início = II

Este tipo de conexão é utilizada quando duas ou mais atividades iniciam exatamente iguais, ou seja, ao mesmo tempo.A Atividade B não depende da Atividade A para iniciar porque ambas serão iniciadas igualmente.

Exemplo:



2 - Término - Início = TI

Esse é o tipo de conexão padrão utilizado no ProjectLibre para interligar as atividades. Nesta situação uma atividade é finalizada para outra ser iniciada. A Atividade B para ser iniciada depende que a Atividade A seja finalizada.

Exemplo:


3 - Início - Término = IT

Neste tipo de caso uma atividade não poderá ser finalizada até que a outra atividade tenha sido começada.O seu uso é mais comum em projetos do tipo regressivo, ou seja, aqueles que já possuem uma de fim pré-determinada e na prática não é muito usual. O exemplo demonstra que a Atividade A não pode ser finalizada até que a Atividade B tenha sido iniciada.

Exemplo:


4 - Término - Término = TT

Neste conexão as duas atividades são finalizadas igualmente. A Atividade A e a Atividade B depende uma da outra para serem concluídas de maneira uniforme, ou seja, iguais.

Exemplo:

Para se definir as dependências no programa, o primeiro ponto é definir a sua conexão:

4.1 - Na coluna predecessoras observe que se você lançar apenas o número da atividade, o ProjectLibre gera automaticamente a conexão entre as atividades com o tipo de dependência Término - Início. Conforme mencionado anteriormente, ela é o tipo dependência padrão do programa e é gerada de forma automática quando nenhum outro tipo de dependência é definido.Qualquer outro tipo de dependência definida será exibida após o número de ID da atividade.

Exemplo:


Caso você opte por modificar o tipo de dependência entre as atividades é possível realizar este processo de duas formas:
  • O método mais prático é digitar o tipo de dependência após o número de identificação que interliga as atividades.
  • A outra maneira é dar um clique duplo sobre a linha de cor preta com seta presente no gráfico de Gantt que interliga as duas atividades. 
A Atividade 2 está sendo conectada a Atividade 1 pelo seu ID de identificação que neste caso é o numero 1. Ele é exibido na coluna de cor cinza presente antes da coluna Nome.

4.2 - No entanto, na mesma coluna predecessoras após o número de identificação da atividade é possível lançar os outros tipos de dependência que você preferir: II - TT - IT.
Então, o resultado poderia ser um dos seguintes:

1II

Exemplo:



1TT

Exemplo:



1IT

Exemplo:



Espero que tenham gostado do tutorial.


7 comentários:

  1. Olá, foi de grande ajuda seu post, me ajudou bastante ainda mais que na versão que eu uso atualmente as sigas estão em inglês isso gera muita dúvida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joice, primeiro lugar desculpe a demora na resposta. Obrigado pelos comentários. Fico muito feliz saber que pude ajudá-la.Fique a vontade para sugerir tutoriais. Estamos começando e toda ajuda e bem vinda. Abraços.

      Excluir
  2. Como faço para alterar o horário de trabalho de todas as atividades de um projeto já pronto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Você realiza essa alteração pelo calendário. É necessário ir em Projeto - Calendário. Pressionar a tecla CTRL e ir clicando nos dias para selecionar. Depois verificar se a opção Padrão está selecionada e habilitar a opção Tempo de Trabalho Não... - informe o horário de início e término. Exemplo: 08:00 a 12:00 e 14:00 as 18:00 e ao término clicar em OK. Depois é necessário incluir o calendário que foi modificado no projeto. A seguir está o link para o tutorial que explica como realizar essa operação.

      http://canalopenproj.blogspot.com.br/2013/05/atribuir-calendarios-no-projectlibre-155.html

      Excluir
  3. Olá. Deve ter sido trabalhoso montar os passos para o Blog. Parabéns pelo trabalho e iniciativa na divulgação do ProjectLibre que é uma boa ferramenta.
    George

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá George. Obrigado por seus comentários. Sim! Confesso que foi bem trabalhoso a produção do conteúdo do blog. Mais é um trabalho legal que gosto de realizar e ajuda bastante as pessoas.

      Excluir