Pesquisar este blog

11 de mai. de 2013

Como utilizar o atualizar projeto no ProjectLibre.


Objetivo:

O foco é demonstrar como utilizar o recurso atualizar projeto no ProjectLibre.

Introdução:


O recurso Atualizar Projeto, tem um papel importante no controle das atividades do ProjectLibre. Com ele, é possível simular o percentual de execução das atividades até a data informada. Sabemos que, o percentual de conclusão de uma tarefa é medido de duas formas, manual ou automática. A forma manual é a mais prática, os valores de 0% a 100% são inseridos, digitando os percentuais no campo porcentagem completa. Na maneira automática, os valores da coluna porcentagem completa serão calculados com base no campo atualizar projeto e exibidos na coluna percentual concluído.

Para utilizar o recurso Atualizar Projeto clique na aba Projeto  - Atualizar.

Exemplo:



Algumas considerações sobre o percentual de conclusão das atividades de um projeto:
  • 0% : Representa que a atividade não foi iniciada.
  • De 1% à 99% : Indica que as atividades estão em andamento.
  • 100% : Informa que a atividade está Concluída.
A opção Atualizar Projeto disponibiliza duas opções:
  1. Atualizar trabalho como completo de "Até uma data específica  manualmente":Representa a porcentagem que deveria ter sido realizada até a data informada.Lembre-se que você pode ter tarefas em andamento, não iniciadas ou concluídas.
  2. Reagendamento do trabalho incompleto para iniciar depois "De uma data especificada":O reagendamento é mais indicado para tarefas não iniciadas ou andamento, porque permite pegar o que não foi possível concluir dentro do período definido e postegar, ou seja, jogar as atividades a fim de serem executadas para uma data  mais a frente.
A primeira opção é, a mais comum de ser utilizada, porque permite simular o percentual de conclusão de uma tarefa até uma determinada data.

A segunda é mais indicada quando você precisar verificar quais atividades foram ou deverão ser concluídas dentro daquele período, ou ainda, atividades que serão iniciadas.


Prática:

Vamos supor que, existe uma tarefa iniciando em 13/05/2013 e termina em 24/05/2013, ou seja, possui duração de 10 dias. Esse período dos 10 dias representa 100% de execução da atividade. Assim, se eu clicar na aba Projeto - Atualizar e indicar a data 16/05/2013 e clicar em OK. A coluna % Completa será atualizada para 40%, esta informação representa que até esta data a conclusão da atividade precisaria ser igual a esse percentual.

Em contra partida, se houver uma atividade com duração inferior ela será atualizada para 100%, caso haja alguma atividade prevista para iniciar naquele período ela será exibida como 0%.

Exemplo:



Coluna % Completa

Caso a coluna % Completa, não seja exibida, clique com o botão direito do mouse sobre qualquer uma das colunas, escolha Inserir - Coluna. Localize a coluna % Completa e clique em OK.

Exemplo:


A opção Para representa o que você quer atualizar:

Projeto: Todas as atividades terão sua % completa atualizada para a data informada.Opção mais comum utilizada no gerenciamento de projeto.

Tarefa: Apenas tarefas específicas terão a % completa atualizada. Uma dica é utilizar as SHIFT para selecionar uma sequência de atividades ou, usar a tecla CTRL para selecionar atividades de modo alternado.

Espero que tenham gostado do tutorial.


Um comentário:

  1. Muito bom o post, mas ainda tenho uma grande dificuldade no ProjectLibre. Gostaria de poder registrar a % no campo "Completo por cento" de forma manual, de acordo com o andamento real da tarefa, porém sempre que faço isso (em tarefas com antecessoras ou que ainda não iniciaram) as datas de outras tarefas são alteradas pelo programa (e não consigo voltar as datas originais novamente). Sabe como posso tratar isso?

    ResponderExcluir