Pesquisar este blog

20 de abr. de 2013

Como conectar tarefas no ProjectLibre.

Objetivo:

Ensinar como realizar a conexão entre tarefas no ProjectLibre.

Introdução:


Assim como em outros programas existentes no mercado, o software ProjectLibre permite interligar as tarefas para permitir identificar a duração total do projeto. Existem diversas formas de realizar essa operação e para isso é necessário executar um simples procedimento.

No ProjectLibre as três formas possíveis de realizar essa operação são:
  • O método mais simples é através da inserção do número de ID da atividade que será conectada a outra através da coluna predecessoras.
Exemplo:


  • O outro modo de fazer essa conexão é através do gráfico de Gantt onde ao clicar na barra que representa uma tarefa e segurar e arrastar para a próxima atividade e soltar a interligação será realizada. 
Exemplo:




  • A outra maneira é selecionar as atividades e utilizar através da aba Tarefa opção Conectar a conexão entre as tarefas. Uma dica é utilizar as teclas CTRL ou SHIFT a primeira seleciona tarefas de forma alternada e a outra realiza uma seleção sequencial utilize a melhor opção para realizar a sua tarefa.
Exemplo:



Desta maneira, será possível realizar a operação de interligação de todas as atividades do projeto.Para visualizar a duração total do projeto clique na aba Projeto - Projetos - Observe que a coluna Duração exibe o período total de execução do projeto.

Exemplo:




Resultado final esperado.


Com a interligação realizada é possível saber a real duração do projeto. Para verificar essa informação clique na Projeto - Projetos. Na coluna será exibida a duração 5 dias, que corresponde ao tempo total para execução do cronograma.

Exemplo:


Caso a coluna Duração não seja exibida, basta utilizar o botão direito do mouse em qualquer uma das colunas exibida, escolher a opção Inserir Coluna  e localiza a coluna Duração. Uma dica é pressionar a primeira letra do nome da informação procurada, por exemplo, "D" de duração. Isto ajudará no processo de localização do respectivo campo. 


Espero que tenham gostado do tutorial.

E até a próxima.




Nenhum comentário:

Postar um comentário