Pesquisar este blog

16 de abr. de 2013

Alterar o idioma do ProjectLibre no ambiente Windows.




Para que uma ferramenta de gestão de projetos seja difundida no mundo globalizado, ela têm a necessidade de se comunicar em diversas línguas. No ProjectLibre isso não é diferente,  o software traz em sua estrutura a capacidade de modificar o seu idioma nativo inglês para outras linguagens com uma configuração simples. Em qualquer versão do Microsoft Windows, acesse o prompt de comando com perfil administrador. Uma das opções que pode ser utilizada é ir Iniciar - Executar - cmd, ou utilizar a opção dentro do grupo Acessórios - Prompt de comando.

Se estiver no diretório Windows sai dele.

Localize o seu diretório de usuário e execute o comando cd projectlibre.conf



Por padrão a linguagem utilizada no programa é inglês, logo o padrão será EN. Se quiser utilizar a linguagem em japonês altere este padrão para JP, em espanhol altere para ES e assim sucessivamente para os outros idiomas. Ao localizar o arquivo no Prompt, pressione a tecla para ser direcionado a tela de configuração. Habilite a opção Selecionar um programa em uma lista de programas instalados e clique em OK.



Selecione a opção Bloco de Notas, desmarque a opção "Sempre usar o programa selecionado para abrir este tipo de arquivo" e clique em OK.




Observe que ele traz em sua estrutura a opção locale=pt. As últimas duas letras representam o idioma que em nosso exemplo é o português.




A tabela mundial de siglas pode ser facilmente encontrada neste endereço:

http://publications.europa.eu/code/pt/pt-370200.htm

Caso você tenha dúvidas no momento de alterar o idioma consulte a tabela informada, ela o auxiliará a encontrar a sigla correta. Outro ponto que pode acarretar problemas, está relacionado a digitação da sigla do idioma no arquivo, qualquer erro durante a inserção da informação acarretará na não alteração do idioma modificado. Vale lembrar que, após a modificação realizada no arquivo e posterior salvamento se faz necessário reiniciar o ProjectLibre para que as alterações sejam aplicadas. Após a reinicialização será possível ver as alterações em grupos e comandos, como também na interface do programa. Não há número limite de alterações e você tem a flexibilidade de alterar a língua nativa do programa quantas vezes quiser. Para auxiliar segue uma tabela simples com algumas opções de idiomas:



Ao realizar alteração vá em Arquivo - Salvar e Feche o bloco de notas. Reinicie o ProjectLibre para que as alterações sejam aplicadas com sucesso. Caso você não goste de utilizar o prompt de comando do Windows saiba que, é possível utilizar a interface gráfica. Ela permite uma maneira mais interativa de acesso ao diretório do ProjectLibre. O diretório padrão geralmente é C:\Program Files (x86)\ProjectLibre.




Portanto, com este tutorial é possível identificar e configurar rapidamente o software para o idioma desejado e seguindo as regras internacionais de internacionalização do software.


Nenhum comentário:

Postar um comentário