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30 de mar. de 2013

Explorar os relatórios do ProjectLibre

Objetivo:

Apresentar os tipos de relatórios utilizados no ProjectLibre.

Introdução
Um dos objetos mais solicitados hoje nas organizações e, muito comum no ambiente empresarial são os relatórios. Eles fornecem diversas informações, possibilitam analisar os dados de forma criteriosa, permite tomar medidas emergenciais ou de contenção com base nas informações analisadas e, contribuem na tomada de decisões estratégicas nas empresas.



Entretanto, não podemos esquecer que o verdadeiro conceito de um relatório não se limita apenas aos tópicos informados anteriormente, ele vai muito além. Os relatórios são uma junção de informações utilizados para informar resultados em qualquer ramo de atividade. Os resultados podem ser de âmbito parcial ou total e que estejam em andamento ou finalizados.Em alguns casos eles estão presentes desde a concepção até ao seu encerramento.

Relatórios no ProjectLibre


O ProjectLibre por ser um programa destinado ao gerenciamento de projetos, não é diferente e também se enquadra neste processo de análise de informações. Por ter que repassar constantemente informações sobre a execução das atividades ao principais interessados no cronograma, os relatórios são de fundamental importância para este repasse. 

Os relatórios disponíveis no software estão divididos em 4 opções:

Exemplo:



É possível acessar os relatórios do ProjectLibre clicando na aba Visão - "View" - Relatórios - "Report".

Exemplo:



Na opção Tipo de Relatório do programa ProjectLibre, é possível encontrar os diferentes tipos de relatório presentes na estrutura do software.

Exemplo:



Relatório Detalhes do Projeto

O relatório de Detalhes do Projeto, é o modelo de relatório padrão do programa e seu principal objetivo é exibir as informações detalhadas do projeto.Podemos citar alguns casos comuns de utilização deste relatório, como por exemplo, os acompanhamentos dos custos e prazos previstos e realizados.

Exemplo de um relatório de detalhes do projeto.



Relatório de Informações de Recurso

Os relatórios de informações de recurso tem um foco diferente do relatório de detalhes do projeto apresentado anteriormente. Ele é o responsável por exibir com precisão o acompanhamento dos recursos presentes em cada atividade do projeto. Um outro detalhe a partir desta exibição de recurso fica a cargo das tabelas de recurso que podem ser utilizadas para separar informações como custos individuais, horas de trabalho previstas e realizadas para cada recurso entre outras informações que podem ser utilizadas para uma análise detalhada ou simplificada.

Exemplo:



Relatório de Informações de Tarefas

Os relatórios de informações de tarefas tem um propósito distinto do relatório de recurso. Este relatório é o responsável por exibir com detalhes todas as informações relacionadas as atividades como o seu acompanhamento de execução, os recursos alocados em cada atividade do projeto, interligações, durações de atividades, data de início e término entre outros dados. Uma observação importante é que nesta visão de tarefa fica disponível tabelas de tarefas que podem ser utilizadas para separar informações como custos individuais, horas de trabalho previstas e realizadas em cada atividade, linhas de base, controles de agenda, indicadores de valor agregado, variação e muito mais informações que podem ser utilizadas para uma análise geral, detalhada ou simplificada de cada tarefa do projeto.

Exemplo:




Relatório de Quem faz o quê

Este relatório tem uma particularidade muito interessante, ele traz a capacidade de  personalizar, separar e distribuir as informações de tarefas e recursos alocados no projeto. Este relatório é o responsável por exibir com detalhes todas as informações relacionadas as as alocações de atividades e recursos. Uma observação importante é que nesta visão de tarefa fica disponível tabelas de alocação de tarefas, tabela de alocação de recursos e tabela de alocação de custos.

Exemplo:



Um dos pontos mais importantes nesta parte de relatórios é que os dados não precisam inseridos em um local específico do programa. Ele é gerado a partir das informações que já estão na estrutura do programa. Assim, para analisar qualquer tipo de informação do projeto, basta escolher o tipo de relatório que permita realizar essa análise.

Com relação aos ajustes necessários para a impressão dos relatórios utilize as opções de programa.

Exemplo:


Salvar

Esta opção permite salvar os relatórios em diversos formatos , como, pdf, rtf, xml, xls, html, java entre outros modelos. É importante realizar a escolha do melhor modelo que se encaixa a sua necessidade. Para escolher o modelo as opções de arquivos do tipo.

Exemplo:


Impressora

A impressão dos relatórios pode ser realizada de forma prática utilizando o recurso impressora. Nesta opção é possível escolher em qual impressora será utilizada na tarefa de transportar os dados do projeto para o papel. As impressoras são localizadas pelo programa  de acordo com as impressoras que estiverem configuradas em seu sistema.

Exemplo:


Recarregar

Caso ocorra algum problema durante o processo de escolha ou carregamento de relatórios utilize esta opção para forçar o processamento ou carregamento do arquivo.

Primeira Página

Se houver um relatório muito extenso, com várias páginas distribuídas pelo programa. Você pode utilizar esta opção para retornar direto a primeira página do seu relatório. É importante ressaltar que esta opção só estará disponível se o relatório tiver mais de uma página em sua estrutura.E para retornar a primeira página você deve estar pelo menos em uma segunda página em diante.

Página Anterior

Para navegar entre as páginas anteriores do relatório utilize o item página anterior. Por exemplo se você tiver na página 5 e quiser navegar pela página 4, 3 em diante esta opção facilita esse trabalho.

Próxima Página.

Diferente da opção página anterior, esta opção tem papel inverso. Ao invés de retroceder nas páginas ela avança a página seguinte a atual. Exemplo se o relatório tiver 5 páginas e você estiver atualmente na página 3 ao clicar nesta opção você será direcionado a página seguinte que é a de número 4. 

Última Página

Em alguns casos quando um relatório é de grande extensão, com várias páginas distribuídas pelo programa. E se houver a necessidade de buscar informação que está na última página do relatório? Bem, nestas situações você pode optar por utilizar a opção última página para avançar até a última página do seu relatório. É importante ressaltar que esta opção só estará disponível se o relatório tiver mais de uma página em sua estrutura.E para avançar a última página você deve estar na primeira página ou em páginas anteriores a última.


Tamanho Atual

A opção tamanho atual trabalha em uma escala de 100% de exibição do relatório, e permite ajustar a exibição do relatório dentro deste tamanho. Muito utilizada para melhorar a visibilidade do relatório.

Caber na página

Melhor forma de explicar esta opção é reduzir o tamanho da exibição do relatório para caber dentro da estrutura de exibição do programa. Ou seja, caber a página dentro deste tamanho definido no programa. A escala utilizada nesta opção 71,2.

 Zoom

Permite ampliar ou reduzir a escala de exibição de relatórios. Utilize essa característica quando necessitar exibir ou visualizar mais informações. Outra aplicação prática é ampliar a exibição da escala para melhorar a visão das informações.


 Espero que tenham gostado do tutorial e até a próxima.

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