Pesquisar este blog

14 de jan. de 2013

Interface Gráfica do ProjectLibre 1.5

Objetivo:

Apresentar a interface gráfica do programa.

Visão Geral





A interface gráfica do ProjectLibre 1.5 sofreu alterações significativas em relação a layout , design e comandos em relação ao OpenProj 1.4. As principais diferenças notáveis logo no primeiro acesso estão por conta da sua interface gráfica, a forma de distribuição das funções e dos grupos de comandos. Os antigos menus foram substituídos pelas Ribbons, também conhecida por abas de navegação, essas abas proporcionam acesso rápido a todos os comandos e funções do programa.

Reference: Interface graphical Project Libre 1.5

Com as inovações do ProjectLibre 1.5, a interface gráfica ficou assim distribuída.

A interface ficou assim distribuída.
  •  Barra de título e Comandos de Janela
  •  Barra de Início Rápido e Projeto
  •  Abas, Visões e Ajuda.
  •  Grupo de Opções
  •  Planilha de Lançamento de Tarefas
  •  Gráfico de Gantt
  •  Barras de Rolagem

Exemplo:





Barra de Título e Comandos de Janela: A barra de título por padrão tem como principal objetivo exibir o titulo do programa quem em nosso caso é o ProjectLibre e junto ele concatena o nome do projeto aberto. Ela também traz em sua estrutura os comandos de janela representada pelas opções (Minimizar, Maximizar e Fechar).

Barra de Início Rápido e Projeto: A barra de início rápido e pesquisa por padrão têm como principal objetivo fornecer comandos de acesso do programa de maneira mais rápida, outra opção presente nesta barra e que auxilia muito é o item Projeto presente no final da barra que permite identificar qual o projeto o projeto ativo ou que está em uso naquele momento e ainda se houver vários projetos abertos é possível escolher na lista qual projeto acessar para visualizar suas informações.

Aba, Visões e Ajuda: Esta barra tem como padrão trazer em sua estrutura o nome das abas de navegação representadas pelas opções (File = Arquivo, Task = Tarefas, Resource = Recursos e View = Visões), as visões de informações do projeto representada pelas opções (Histogram = Histograma, Charts = Gráficos, Task Usage = Uso de Tarefas, Resource Usage = Uso dos Recursos e No sub window = Nenhuma sub janela) e também o botão de ajuda como última opção da barra.

Grupo de Opções: O grupo de opções tem como principal objetivo estruturar e organizar melhor todos os comandos utilizados no ProjectLibre 1.5 dependendo da aba utilizada esses grupos de opções são automaticamente modificados na aba File – “Arquivo” é possível encontrar os grupos (File = Arquivo, Print = Impressão e Project = Projeto), na aba Task – “Tarefas” é possível encontrar os grupos (Views = Visão, Clipboard = Imagens e Task = Tarefas), na aba Resource – “Recursos” é possível encontrar os grupos (Views = Visão, Clipboard = Imagens e Resources = Recursos) e na aba View – “Visão” é possível encontrar os grupos (Task View = Visões de Tarefas, Resource View = Visões de Recursos, Other Views = Outras Visões, Subviews = Sub Visões e Filters = Filtros).

Planilha de Lançamento de Tarefas: é uma área composta de uma visão com várias colunas de informações destinadas a lançamento de dados do projeto (nome das tarefas, duração, data de início e término, predecessoras, nomes de recursos e etc).

Gráfico de Gantt: o gráfico de Gantt nada mais é que a representação gráfica das atividades e demais informações lançadas na planilha de lançamento de tarefas.

Barras de Rolagem: as barras de rolagem são de suma importância quando você precisar navegar pelas datas do gráfico de Gantt como também pelas colunas da planilha de lançamento de tarefas sendo esse seu principal objetivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário