Pesquisar este blog

24 de dez. de 2012

Licenciamento OpenProj


Introdução

Sobre o Licenciamento do OpenProj

Embora o objetivo do programa seja o de atender a demanda de um software gratuito para gerenciamento de projetos, o programa também é licenciado pela empresa Serena através do tipo de licença chamada de CPAL – Common Public Attribution License Version. Assim que você conclui o processo de instalação no próprio programa é informado os termos de licença relacionados a ele para que seja aceito, entendo que este processo pareça um pouco democrático e por ser um software gratuito não deveria existir, mais para termos um ambiente participativo e colaborativo de sucesso vale a pena uma leitura no material para entender melhor os termos deste tipo de licença e o claro do seu contrato de uso. Para concluir o processo de aceite da licença, ao término da instalação clique em Eu aceito e pronto a partir de agora você pode utilizar o programa sem problemas. 

Exemplo:



Outro ponto importante desse programa é o processo de melhoria contínua do programa que pode ser feito por terceiros através de novas funcionalidades, novas ferramentas etc. Na aba Participação de Terceiros é possível encontrar uma lista de vários terceiros e os termos de licença de cada um deles.


No final também será solicitado que você informe seu endereço de email para registro da cópia do OpenProj e futuramente receber os principais updates e correções do programa.


A sourceforge na própria página onde é feito o download do programa disponibiliza algumas informações sobre o tipo de licença CPAL, para mais informações acesse: 


Caso não queira utilizar a página basta acessar no próprio programa a parte de licenciamento.

Bom estudo a todos.

Reference: Licence OpenProj.



Nenhum comentário:

Postar um comentário