Pesquisar este blog

24 de dez. de 2012

Interface OpenProj - Dicas do dia.

Introdução

Sobre a Interface OpenProj - Dicas do dia.

Quando você acessa pela primeira vez a interface do OpenProj será exibido um tutorial com as principais inovações do programas. Seguindo este tutorial será possível a você navegar por 19 dicas reservadas do OpenProj que indica os principais recursos da ferramenta que podem auxiliar no gerenciamento de seus projetos.

Nesta primeira etapa você será capaz de identificar algumas ferramentas utilizadas no programa como gráfico de Gantt para recursos, alocações, opções de menu e de botão direito do mouse. Você pode exibir o gráfico de Gantt para recursos, bem como tarefas selecionando “Mostrar Alocações” no menu sensível ao contexto. Você pode fazê-lo clicando com o botão direito do mouse no gráfico de Gantt.




A opção Show Tips on Startup permite que você habilite ou não este tutorial toda vez que for abrir um programa.

A opção Close é utilizar para fechar a tela do tutorial.
A opção Next Tip é responsável por ir para próxima etapa do tutorial.

Nesta segunda etapa do tutorial serão apresentadas as características com multiprojetos, relatórios, relatórios de progresso e armazenamento de dados. A solução POD SaaS oferece algumas características adicionais: multiprojetos, relatórios, relatórios de progresso e armazenamento de dados. Veja http://www.projity.com para mais detalhes.


Nesta terceira etapa é possível encontrar o contato direto com a Serena onde é possível iniciar o processo de colaboração através de traduções ou desenvolvimento de novas funcionalidades. Você pode contribuir para o OpenProj! Nós estamos procurando tradutores e desenvolvedores para tornar o OpenProj cada vez melhor. Contate openproj@serena.com


Nesta quarta etapa do assistente de tutorial fala sobre as dicas do histograma e gráficos dinâmicos e as dependências entre as tarefas. O histograma e gráficos são dinâmicos e dependem de quais tarefas você tenha selecionado.


Nesta quinta etapa do assistente de tutorial de apresentação das ferramentas do OpenProj é destinado para o diagrama de rede (Análise de PERT). Você pode editar diretamente no Diagrama de Rede (Gráfico de PERT).


Nesta sexta etapa é destinada a melhoria e distribuição das tarefas como as endentações. Você pode indentar e desindentar tarefas para fazer uma hierarquia para seu projeto. Isto será refletido na visão da EAP – Estrutura Analítica do Projeto também.


Nesta sétima etapa é destinada a navegação e vínculos de atividades. Você pode usar o mouse para vincular tarefas, estendê-las, completa-las, movê-las e dividi-las.



Nesta oitava etapa é destinada mais especificamente aos vínculos das atividades de um projeto. Usualmente você poderá deixar como padrão os vínculos entre as como TI (Término-Início).Ocasionalmente você pode querer II (Início-Início) e TT (Término-Término),o mais IT (Início-Término) é muito raro. Você pode alterar o vinculo clicando nele. Você pode também escolher uma latência.


Nesta nona etapa é possível trabalhar com fotos do seu planejamento. É sempre uma boa prática salvar uma linha de base para seu projeto. O OpenProj permite você salvar até 11 linhas de base as quais podem ser mostradas no gráfico de Gantt e usadas para Análise do Valor Agregado.


Nesta décima etapa é possível trabalhar com a parte de impressão. Você pode ajustar a impressão da página através de mais/menos zoom no gráfico de Gantt e redimensionando ou ocultando colunas. Use “Visualizar Impressão” para verificar.



Nesta decima primeira etapa é possível trabalhar com arquivos do OpenProj. Você abrir arquivos criados pelo Microsoft Project no OpenProj, e você pode também salvá-los como fora do formato XML da Microsoft.



Nesta décima segunda etapa é possível trabalhar com exibições de tarefas e recursos. Você pode mostrar mais que apenas trabalho nas planilhas de Uso da Tarefa e Uso do Recurso. Clique com o botão direito no cabeçalho amarelo da linha para ver outras possibilidades.



Nesta décima terceira etapa é possível trabalhar com campos. O OpenProj tem vários campos definidos pelo usuário a sua disposição. Clique com o botão direito no cabeçalho da planilha e veja.



Nesta décima quarta etapa é possível trabalhar com calendários. Você pode atribuir calendários para tarefas, recursos e projetos para contabilizar feriados.



Nesta décima quinta etapa é possível trabalhar com uma comparação entre as várias soluções de gerenciamento de projeto.



Nesta décima sexta etapa é possível trabalhar com a exclusão de tarefas. Para excluir uma tarefa, clique com o botão direito na linha da planilha para opções.



Nesta décima sétima etapa é possível trabalhar com a parte de ajuda do OpenProj. Se você pressionar a tecla F1 terá mais informações sobre o programa.



Nesta décima oitava etapa é possível trabalhar com o gráfico de Gantt. Você pode clicar com o botão direito do mouse no gráfico de Gantt, nas células da planilha, nos cabeçalhos da planilha, e no canto superior esquerdo da planilha para abrir um menu sensível ao contexto para modificar a visão.




Reference: Tip of the Day in OpenProj.

Nenhum comentário:

Postar um comentário