Pesquisar este blog

26 de dez. de 2012

História do OpenProj

Objetivo

Apresentar um pouco sobre a história do OpenProj e sua evolução até o ProjectLibre.

Introdução




O OpenProj é um software código livre voltado para a gestão de projetos. Ele tem por objetivo ser o substituo completo para o Microsoft Project e é executado em nível desktop. O programa inclusive é capaz de abrir arquivos nativos do Microsoft Project direto no ProjectLibre. Ele foi desenvolvido pela empresa Projity no ano de 2007 e é executado em plataforma Java. Portanto, ele permite sua execução em uma grande variedade de diferentes sistemas operacionais.

Para acompanhar o um pouco do histórico:


O OpenProj saiu da versão beta com a liberação da versão 1.0 em 10 de janeiro de 2008.

No final de 2008 a organização Projity foi adquirida pela empresa Serena Software. No entanto, a partir do início de 2009 o suporte para o OpenProj e a comunicação sobre seu desenvolvimento pareciam ter sido suspensos. Contudo, havia informações que ela permanecia ativa, o que indicava que um membro da comunidade de código aberto estava melhorando o programa e/ou corrigindo problemas técnicos. Se o software de código aberto  permanece ou não sob essas condições comerciais isso continuava a ser vista.

A versão atual do software incluía:
  • Custo do Valor agregado
  • Gráfico de Gantt
  • Gráfico PERT
  • Gráfico de Estrutura Analítica de Recursos (EAR ou na versão inglês RBS)
  • Relatórios de uso da tarefa
  • Gráfico de Estrutura Analítica de Projeto (EAP)
Popularidade

Ele foi baixado mais de 2.000.000 vezes em mais de 142 países. Três meses após o lançamento da versão beta, no SourceForge uma média de 60.000 exemplares por mês foram baixadas. Com um percentual de 99,964 atividade SourceForge, no número 15 ele foi listado apenas à frente do Pidgin populares de mensagens de aplicação (software). Em maio de 2008 o número total de downloads no SourceForge atingiu 500 mil.

Reference: History OpenProj 1.4

Fonte: Wikipedia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário