Pesquisar este blog

26 de dez. de 2012

As inovações do ProjectLibre

Objetivo:

Apresentar as principais inovações e melhorias no ProjectLibre 1.5.


Introdução:






Como todos já sabem, o ProjectLibre é uma ferramenta alternativa a outras ferramentas de gerenciamento de projetos do mercado. Isso é importante, porque o conhecimento adquirido das novas funcionalidades e opções presentes na estrutura do software auxiliará na decisão de escolher uma ferramenta proprietária ou não para o controle de cronogramas. Vale lembrar, que ela é uma ferramenta gratuita e continuamente melhorada por sua comunidade técnica ao redor do mundo. As inovações do programa, são relacionadas principalmente aos comandos, a sua interface gráfica e novas funções que foram reformuladas. Portanto, para quem ainda utiliza o OpenProj saiba que, a versão ProjectLibre é conhecida como a última versão lançada da ferramenta. Após a aquisição da  empresa Projity  pela empresa Serena Software que detinha o código fonte do programa. Nessa nova versão é notada uma significativa melhoria no programa.

Na versão do ProjectLibre 1.5 é, possível encontrar as seguintes inovações:
  1. Compatibilidade com o Microsoft Project 2010.
  2. Diferenças do OpenProj e do ProjectLibre.
  3. Nova interface de usuário.
  4. Recurso de impressão.
  5. Principais correções de bugs e mais.
1 - Compatibilidade com o Microsoft Project.

Sabemos que o grande diferencial de uma ferramenta está na capacidade de se integrar a outros programas. Nesse sentido o software ProjectLibre é totalmente compatível com o Microsoft Project, ele é capaz de abrir normalmente os arquivos do Microsoft Project , como também pode criar arquivos que podem ser utilizados em ambos os programas.

Exemplo:



2 - Diferenças entre o OpenProj e o ProjectLibre. 

A principal diferença entre as versões fica a cargo das barras de menus do antigo OpenProj que foram substituídas por guias na versão ProjectLibre e, o seu objetivo é melhorar o agrupamento e a leitura de informações e o acesso aos principais comandos utilizados no software. Além disso, a forma como foi personalizado o programa ajuda a simplificar e dar dinamismo ao uso de seus recursos. 

Exemplo da barra de menus na versão OpenProj 1.4.




Exemplo das novas guias que substituíram os menus na versão ProjectLibre 1.5




A interface gráfica foi totalmente melhorada.


Os antigos menus composto pelas opções:

  • Arquivo 
  • Editar
  • Exibir
  • Inserir
  • Ferramentas
  • Projeto
  • Ajuda
Foram transformados nas guias:
  • File - "Arquivo".
  • Task - "Tarefas".
  • Resource - "Recursos".
  • View - "Exibição".
3 - Nova interface do usuário.

O novo visual do ProjectLibre foi totalmente reestruturado em relação a versão anterior chamada de OpenProj. Observe que os comandos ficaram melhor distribuídos dentro dos grupos além de contar com legendas, as abas tornaram-se intuitivas proporcionando acesso as principais funções do programa de forma muito eficaz.

Exemplo:


4 - Recursos de Impressão

O método de impressão foi inovado para melhorar o suporte a impressão das tabelas e relatórios do programa. Ela conta com suporte a diversos tipos de impressoras, que façam parte do sistema operacional. Além disso, é possível apresentar as informações desejadas com melhor aparência. 

Exemplo:



5 - Correção de bugs e erros.

A comunidade e a SourceForge ajudam na maior parte de questões, suporte e dúvidas relacionadas ao programa. Nos fóruns da ProjectLibre é possível encontrar discussões técnicas, tutoriais, notícias da comunidade entre outras informações. No site da SourceForge é um espaço destinado ao report Mas no site também é possível informar bugs e erros encontrados na ferramenta.Isso facilita no controle e melhoria contínua do software.

Para acesso visite:


Exemplo da SourceForge:



Exemplo da Comunidade ProjectLibre:





Guia de referência: Inovações do ProjectLibre 1.5


Reference: Inovation in ProjectLibre or OpenProj 1.5

Nenhum comentário:

Postar um comentário